top of page

PNAE Agroecológico lança grupo de articulação para fortalecer a transição agroecológica na alimentação escolar


ree

Iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Regenera e o Instituto Fome Zero, com apoio institucional do Centro de Excelência contra a Fome do WFP e apoio da Fundação Rockefeller.


Após o processo seletivo para o programa PNAE Agroecológico — iniciativa que fomenta a agroecologia na alimentação escolar da rede pública no Brasil — foi criado um grupo de articulação para reunir tanto as cidades selecionadas quanto aquelas que, mesmo não contempladas nesta primeira etapa, demonstraram interesse em participar. A ação é realizada pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com os Institutos Regenera e Fome Zero, com apoio institucional do Centro de Excelência contra a Fome do WFP e apoio da Fundação Rockefeller. O objetivo é criar um espaço permanente de troca de experiências e fortalecimento das ações de transição agroecológica na alimentação escolar.


Para marcar o início do diálogo, no dia 24 de abril, representantes de 19 cidades, entre selecionadas e não selecionadas na primeira etapa, participaram do primeiro encontro virtual, no qual foi apresentado um diagnóstico geral das inscrições recebidas durante o processo seletivo e também espaço para que os municípios compartilhassem seus desafios e demandas relacionadas à introdução da agroecologia na alimentação escolar em suas realidades. A próxima reunião está prevista para julho deste ano e a ideia é que até ao final do ano seja feito um levantamento sobre as demandas e dados deste municípios. 


Para Gabriela Vieira, analista de Políticas Públicas do Instituto Comida do Amanhã e responsável pelo projeto, o objetivo principal do grupo é articulação e advocacy. “A ideia surgiu depois que a gente viu que tinham muitos municípios inscritos, ou seja, muito interesse na temática, muita vontade em participar de um projeto com a agroecologia e vinculado ao PNAE. Então, a ideia é mobilizar todos os mais de 40 municípios que se candidataram ao projeto para participar do grupo de articulação, reunindo-se a cada três meses para articular, contar o que está acontecendo em cada município, a realidade local, os movimentos do território em relação a agroecologia, potencialidades e desafios”, pontuou.


Além dos municípios, participaram ainda do encontro representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP – World Food Programme) e demais instituições parceiras que contribuem para o fortalecimento desse movimento.


PNAE Agroecológico

O PNAE Agroecológico tem como objetivo promover a transição para a produção agroecológica da agricultura familiar no Brasil por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), buscando compreender e fortalecer possibilidades de incentivos e arranjos institucionais, de forma a ampliar a oferta de alimentos saudáveis na alimentação escolar, e criar um modelo que possa influenciar políticas públicas e regulamentações em nível nacional.


Kommentare


bottom of page