A população urbana ultrapassou a população rural, pela primeira vez na história da humanidade. As cidades e sociedades se formaram historicamente na relação com o alimento.

Essa relação foi sendo perdida, e cidade e campo passaram a ser vistas como duas realidades distintas, que não dialogam, têm fronteiras que as dividem e são geridas muitas vezes de forma independente.

 

O ambiente alimentar urbano não permite um verdadeiro exercício do poder de escolha. Come-se mal; desperdiça-se muito; sabe-se pouco sobre a origem dos alimentos e sobre os impactos de sua produção e distribuição. - essa narrativa não pode ter mais lugar no cenário e desafios contemporâneos. 

 

Para apoiar essa transformação de perspectiva e de ação, focamos na equidade e na circularidade dos sistemas alimentares urbanos, buscando garantir cidades resilientes com alimentos saudáveis, justos, e acessíveis a todos.

cidades resilientes e com alimentos saudáveis, justos, e acessíveis a todos.

conteúdos

Captura_de_Tela_2020-01-07_às_15.00.41.

How the Rio Local Food Policy Council is Implementing a National Policy on Food Security.

contribuição para a revista Urban Agriculture Magazine no. 36 - Food Policy Councils, da RUAF - Nov. 2019.

  • comida e cidades

IMG-7018.JPG

ISTO NÃO É (APENAS) UM LIVRO DE RECEITAS.

o livro onde saber e sabor se misturam - quais os principais desafios do sistema alimentar e como a cozinha pode trazer soluções?

  • comida e cidades

  • comida e clima

  • comida e cultura

FOOD & CITIES

contribuições sobre sistema alimentar urbano: o case do Rio de Janeiro para a publicação Food & Cities, organizada pelo Barilla Center e Milan Urban Food Policy Pact - Nov. 2018.

  • comida e cidades

eventos

1º encontro LATINO AMERICANO DO PACTO DE MILÃO

coordenação da curadoria do primeiro encontro Latino Americano das cidades signatárias do Pacto de Milão - Maio 2019

  • comida e cidades