Atualmente, nossos sistemas alimentares contribuem significativamente para as mudanças climáticas, o desequilíbrio dos ecossistemas, o aumento da ocorrência de diversas formas de má nutrição, e desigualdades econômicas, políticas e sociais.
Transformar os sistemas alimentares é a maior oportunidade que temos de reverter as tendências atuais e alcançar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável - os ODS - e a agenda global, permitindo uma alimentação saudável a todos, ancorada nos direitos humanos universais e respeitando os limites do planeta.
Estes sistemas são complexos e compostos de diferentes atores, que trazem contribuições, visões de mundo e modos de atuar completamente diferentes e eventualmente conflitantes entre si.
A melhor forma de transcendermos os discursos e alcançarmos ações que se traduzam em impactos práticos no cotidiano de cada um, é promover trocas de perspectiva onde todos tenham oportunidades iguais de serem ouvidos.
promover trocas entre diferentes perspectivas para encontrar soluções e alcançar sistemas alimentares justos para todos.
Os Diálogos são uma oportunidade excepcional para todos os interessados em contribuir para moldar os caminhos que levarão à determinação coletiva de sistemas alimentares sustentáveis, poderem contribuir e apontar caminhos para que essa visão seja uma realidade para todos, e em todos os lugares.
JUSTIÇA E SUSTENTABILIDADE NOS SISTEMAS PRODUTIVOS ALIMENTARES E NO SEU ACESSO ÀS CADEIAS DE DISTRIBUIÇÃO
06/07/2021