top of page

COMIDA E CULTURA

Comida é um registro antropológico vivo e agricultura é a cultura do território - conecta a prática humana à natureza.

 

Em uma receita apenas, veem-se histórias de comunidades inteiras, de relações sociais, de práticas culturais. Rituais, tempos e valores estão diretamente ligados à relação com a comida.

Estamos num momento de perda alarmante de biodiversidade e de memórias locais.

 

A monocultura da terra traz consigo a monocultura da mente, e a salvaguarda da biodiversidade é a proteção da identidade e memória de culturas inteiras, que por sua vez, cuidam e semeiam a diversidade da terra. 

 

Comida é a ferramenta para transformar essa realidade, e por isso valorizamos e reforçamos o elo entre práticas culturais e alimentos, saberes e sabores, indissociáveis entre si, dentro de um olhar integrado eco-socio-cultural.

valorização e reconhecimento do elo entre práticas culturais e alimentos, saberes e sabores.

Captura_de_Tela_2019-12-25_às_18.36.59.

projetos

_edited.png

POLINIZA BUZZ

Um laboratório de uma semana de duração onde são produzidos, de forma colaborativa, livros infantis sobre comida de verdade. Todos os livros são inspirados em histórias reais e estão disponíveis de forma gratuita, para baixar, compartilhar, polinizar!

  • comida e cultura

IMG-7018.JPG

ISTO NÃO É (APENAS) UM LIVRO DE RECEITAS

o livro onde saber e sabor se misturam - quais os principais desafios do sistema alimentar e como a cozinha pode trazer soluções? Realizado em parceria com a UNIRIO e a Fundação Heinrich Böll. 2019

  • comida e cidades

  • comida e clima

  • comida e cultura

Marca Poliniza - Preto com AmareloTransparente.png

POLINIZA

Informar, Comunicar para Transformar.

Realizamos uma série de debates com quem levanta a bandeira da comida como forma de mudar o mundo, em diversas áreas de atuação. Queremos entender como trazer a comida de verdade para o centro da mesa. 

  • comida e cultura

Trazemos até você, na primeira pessoa, a

SE A SUA FEIRA FALASSE...

e se os alimentos falassem com a gente, que histórias eles contariam? - Se a Sua Feira Falasse é uma série de conteúdos sazonais​ sobre a origem, história e propriedades nutricionais de diversos alimentos. 

  • comida e cultura

bottom of page