O Conselho Consultivo composto por representantes de diversos organismos envolvidos na pauta de sistemas alimentares e atua como um órgão externo de aconselhamento, orientando medidas a serem tomadas para o desenvolvimento da organização, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e trazendo abordagens inovadoras e provocadoras para a organização. .
Fran Paula
Quilombola do Pantanal de Mato Grosso, Engenheira Agrônoma, Mestra em Saúde Pública, Doutoranda em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade CPDA/UFRRJ, Coafundadora da Aliança Cientifica Antirracista, membra do Coletivo do Meio Ambiente , Agricultura e Etnodesenvolvimento da Coordenação Nacional de Articulação Quilombola - CONAQ, pesquisadora em questão raciais, territórios e agricultura e em Sistemas Agrícolas Tradicionais, Saudáveis e Sustentáveis.
Graduado em Agronomia pela ESALQ/USP e mestre em Economia e Sociologia Rural, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela University of London e em Estudos Latino-Americanos e pela University of California- Santa Cruz, em Estudos Ambientais. Possui vários títulos de doutor “honoris causae” de diferentes universidades da América Latina, Europa, Asia e África. Foi Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de 2012-2019 e com a implementação do Programa Fome Zero no Brasil quando foi Ministro Extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de se aposentar como professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, lecionou por mais de 30 anos e publicou 25 livros e mais de uma centena de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.
Matheus Alves Zanella
Tem mais de 12 anos de experiência em políticas alimentares globais e uma carreira paralela de sucesso como chefe de cozinha de alimentos sustentáveis. Matheus co-liderou projetos de action-research com parceiros em todo o mundo, apoiou organizações governamentais e de agricultores em temas relacionados com a segurança alimentar e a gestão sustentável dos recursos naturais, e fundou projetos de gastronomia que oferecem ingredientes locais e orgânicos que representam a sociobiodiversidade do seu país de origem, o Brasil. Atualmente, Matheus lidera a estratégia da Global Alliance for the Future of Food em fóruns globais, apoiando os seus membros e parceiros na apresentação de uma narrativa unificada sobre sistemas alimentares e ações coordenadas em convenções internacionais, comitês e processos relevantes das Nações Unidas e iniciativas de múltiplas partes interessadas que promovem transformações sustentáveis nos sistemas alimentares.
Maureen Santos
É cientista política, ativista pela Justiça Climática e professora de Relações Internacionais. Coordena o Núcleo de Políticas e Alternativas da FASE, é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e coordenadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, e conselheira do Conselho de Participação Social e Diversidade (CPS). Possui mestrado em Ciência Política pelo IFCS/UFRJ e graduação em Relações Internacionais pela UNESA/RJ. Há mais de 20 anos atua nos temas comércio internacional, justiça climática, impactos socioambientais da cadeia agroindustrial, tendo sido organizadora do Atlas da Carne e do Atlas do Agronegócio, ambos publicados pela Fundação Heinrich Böll.