Isto é (agora) um livro de receitas internacional!
ISTO NÃO É (APENAS) UM LIVRO DE RECEITAS
- é um Jeito de Mudar o Mundo.
PORTUGUÊS
Isto não é (apenas) um livro de receitas - é um jeito de mudar o mundo.
ENGLISH
This is not (Only) a Cookbook - it is a way to change the world.
ESPAÑOL
Esto no es (solo) un libro de recetas - es una forma de cambier el mundo.
Estamos perante um paradigma em crise.
O aumento da má nutrição, que afeta famintos e obesos, anda de mãos dadas com as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A padronização da alimentação, herdada da suposta “revolução verde”, mostra-se obsoleta e perigosa para a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.
Para mudar a lente e agir, é necessário mudar a forma de olhar.
Isto é um livro de receitas, porque a monocultura da terra vem acompanhada com a monocultura da mente e do sabor. Receitas nos convidam à ação, ao retorno à cozinha, ao convívio, a tocar e conhecer seus alimentos.
Mas isto não é (apenas) um livro de receitas... expandimos o alcance e misturamos, ao longo de 9 capítulos, alguns dos principais impactos do sistema alimentar vigente no Brasil, trazendo desafios e soluções, misturando a ciência com a cozinha, o conteúdo técnico com as tradições alimentares.
“Isto Não é (apenas) um Livro de Receitas: é um Jeito de Mudar o Mundo” é uma publicação do Instituto Comida do Amanhã em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Fundação Heinrich Böll - Brasil.
últimas notícias
37 receitas
14 artigos
Isto é um jeito de mudar o mundo através da comida.
Para mudança de paradigmas precisamos trazer a comida para o centro da mesa e da discussão.
E é isso que esta publicação se propõe. Instigada pelo relatório “Comida, Saúde, Planeta”, lançado pela comissão EAT-Lancet em 2019, esta publicação se propõe a levantar alguns dos principais desafios do sistema alimentar no Brasil e trazer um reconhecimento e valorização de receitas desenvolvidas no território brasileiro, apresentando a importância do sabor e
dos saberes existentes, da cultura alimentar, para que dietas saudáveis em sistemas alimentares sustentáveis façam sentido de forma contextualizada e contemporânea. Temos receitas com uso de proteína animal, de gordura saturada, de açúcares, lado a lado com alimentos nativos, aproveitamento integral, alimentos integrais. Porque este não é (apenas) um livro sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, mas é uma aproximação ao real das cozinhas e da realidade brasileira.
comida é
cultura, identidade, corpo,
território.
é revolucionária.
Tradição, ancestralidade, soberania alimentar, aproveitamento integral, sabores e saberes. Nutricionistas, chefs e cozinheiras/os, das cidades, dos quilombos, caiçaras, indígenas, especialistas de organismos internacionais, líderes de movimentos sociais, juntos em uma narrativa que não se sobrepõe, que se complementa e reforça.
Cozinhar, refletir sobre o que se come, entender que comida nos liga ao mundo e a quem somos, é um ato afirmativo e afetuoso.
não existem respostas prontas.
Este livro é uma abertura de várias perguntas, enquanto a panela esquenta e a leitura avança.
Se o comemos muda o mundo, o que podemos fazer com isso?
e isto não é (apenas) um presente, é um convite a transformar junto com a gente...
-
baixe, compartilhe o link, faça as receitas, marque a gente com a #istonaoeumareceita #comidadoamanha
-
promova um encontro de lançamento da publicação #istonãoéumlançamentodelivro, onde a publicação promove um debate sobre planeta, comida, saúde - a gente divulga e está junto!
-
cozinhe, saboreie, se reconecte, regenere, 3 vezes por dia.