top of page
vegetables-752153_1280.jpg

O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
É UM DIREITO DE TODOS

diálogo independente para a cúpula da ONU
sobre sistemas alimentares

O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
É UM DIREITO DE TODOS.

Como garantir acesso universal à alimentação saudável e frear o aumento da insegurança alimentar e da obesidade no Brasil?

 

O Instituto Comida do Amanhã e o Instituto Fome Zero, com a curadoria do Professor José Graziano da Silva, organizaram um Diálogo Independente para a cúpula dos sistemas alimentares no Brasil, em 11 de maio de 2021, para um público de 35 pessoas convidadas focado em discutir as barreiras e soluções para garantir o acesso universal à alimentação saudável, questão que se coloca cada vez mais urgente, dada a acelerada ampliação da insegurança alimentar no país.

Os debates e as propostas de cada grupo foram sistematizados numa relatório único, enviado para o encontro preparatório da cúpula, que acontecerá em Julho em Roma, contendo um panorama do que foi enfatizado pelos participantes e como os diversos temas foram explorados. 

Esse relatório configura um desenho aproximado de como cada desafio apontado deverá ser considerado na Cúpula de Sistemas Alimentares, a se realizar em setembro em Nova York, mas também nas ações a nível nacional e local que devemos seguir. 

Você pode baixar o relatório completo (Português), o sumário executivo (Inglês), e a apresentação dos desafios, preparada pelo curador do diálogo, José Graziano da Silva.

IFZ e CDA 2021

*O Diálogo independente seguiu a metodologia indicada pela Cúpula de Sistemas Alimentares. O evento foi realizado totalmente online, com participantes de setores diferentes, previamente definidos pela organização e curadoria do evento. As discussões foram moderadas por um/a facilitador/a, a fim de permitir que o grupo formulasse uma proposta de ação para um problema específico, que foi depois compartilhada com os demais participantes do evento.

O evento foi fechado para os convidados e facilitadores selecionados pela curadoria e suas identidades mantidas anônimas na divulgação dos resultados dos debates, de acordo com as regras de Chatam House. Um resumo final das discussões foi tornado público e enviado como contribuição independente para as discussões realizadas na pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, que acontece em Roma, em julho de 2021. 

vegetables-752153_1280.jpg

Este diálogo em números

07 mesas redondas / 07 facilitadores / 07 temas urgentes

35 participantes - prevalência de sociedade civil

120 minutos totais de encontro

curadoria Prof. José Graziano da Silva

(ex diretor geral FAO)

temas de debate

Os temas de debate são construídos dentro de uma perspetiva de cenário de futuro: pedimos aos participantes para imaginarem que as afirmações colocadas serão verdadeiras no futuro e os questionamos: como poderemos chegar lá? o que nos impede de chegar lá e precisa ser destravado? os resultados dessas perguntas compõem o plano de ação, as diretrizes para avançar na agenda, e são sistematizados no relatório publicado e enviado para a pré-cúpula. Abaixo, os 7 temas desenvolvidos - um tema por cada grupo.

Alimento bom, a preço justo e acessível: comida saudável acessível ao bolso de todos/as, sem onerar o produtor.

1.

Conhecendo a comida saudável... e a não saudável: consumidores informados e educação nutricional garantida.

3.

Ações governamentais de combate à insegurança alimentar: respostas emergenciais dadas em tempo, além das respostas estruturais fortalecidas.

5.

Inocuidade dos alimentos e garantia de uma alimentação cada vez mais adequada, saudável e segura para todos/as.

7.

Alimentação saudável por toda parte: territórios fortalecidos para que todos/as tenham acesso à alimentação saudável

2.

Ações emergenciais de combate à fome: reações da sociedade civil geram aprendizado coletivo.

4.

Governança das ações de garantia da alimentação saudável: certeza de processos democráticos para assegurar o direito de todos/as à alimentação.

6.

DIÁLOGO INDEPENDENTE
O QUE É?

diálogos intersetoriais para a cúpula dos sistemas alimentares

Em 2019, o Secretário-Geral da ONU convocou uma Cúpula de Sistemas Alimentares e um processo de envolvimento para libertar o poder dos alimentos e gerar progresso ao nível de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

O processo de preparação da Cúpula pressupõe o maior número possível de engajamento dos múltiplos atores dos sistemas alimentares, convidados a se envolverem principalmente através de eventos de diálogos intersetoriais. Trata-se de abordagem que permite a interlocução e a colaboração entre diversas partes interessadas, que podem combinar seus conhecimentos para endereçar os desafios dos sistemas alimentares.

 

Além dos Diálogos organizados pelos Estados-Membros e pelos organismos multilaterais, “os Diálogos Independentes são conduzidos ao nível local e são adaptáveis a vários contextos, convocados por indivíduos ou organizações, independentemente das autoridades nacionais, mas com a oportunidade de se ligar formalmente ao processo da Conferência através de um mecanismo oficial de resposta. São projetados para oferecer respostas construtivas e informadas, para utilização na preparação da conferência. Também oferecem informações valiosas para moldar percursos para sistemas alimentares sustentáveis até 2030: serão úteis após a conferência.”

 

“A resposta de diferentes diálogos será analisada e depois consolidada em relatórios de síntese que incluem os resultados de cada um dos Diálogos. Estas sínteses ajudarão a Cúpula a propor ações individuais e coletivas em direção ao objetivo abrangente de um futuro que seja sustentável, equitativo e seguro.”

 

Apesar da abertura do processo de preparação da Cúpula, muitas são as críticas até aqui apresentadas, tanto no tocante aos temas e sugestões de medidas a serem adotadas pela Cúpula (e eventuais visões parciais ou comprometidas), quanto sobre a falta de um processo verdadeiramente inclusivo do ponto de vista global, ou ainda quanto a eventual comprometimento da governança dos organismos já existentes para a discussão global dos sistemas alimentares.

 

Entretanto, realizar um Diálogo Independente é justamente uma oportunidade de se fazer ouvir vozes que possam estar alijadas do processo decisório da Cúpula, e de permitir que propostas e reflexões do cenário brasileiro sejam incluídas neste processo.

dúvidas?

Para saber mais sobre os diálogos independentes visite summitdialogues.org e sobre a cúpula dos sistemas alimentares visite un.org/en/food-systems-summit  e tinyurl.com/UNFSS1

diálogo independente organizado por

apoio

Logo_CDA_edited.png
IFZ-Color-Small (3).png
IBI_logo_ƒ.png
bottom of page