ilustra-chamada.png
Imaginação-real.png
Faixa-Amarelo.png
Poliniza Buzz-Fundo Amarelo.png
barra-fina.png
barra-fina.png
barra-fina.png

UM LABORATÓRIO IMERSIVO DE DESENVOLVIMENTO DE LIVROS INFANTIS
SOBRE SISTEMAS ALIMENTARES
SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS.

 
Faixa-Azul.png
barra-fina.png

VOCÊ SABIA?

Os nossos sistemas alimentares são responsáveis por 30% de todas as emissões de Gases de Efeito de Estufa

IPCC, Climate change and Land Use, 2019.

53% dos brasileiros vivem em estado de insegurança alimentar.

*Rede PENSSAN, 2021. VIGISAN, “Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”

Apenas 48% dos estabelecimentos de ensino fundamental da rede pública têm bibliotecas.

*Cruz, Priscila e Monteiro, Luciano (orgs.). Anuário Brasileiro da Educação Básica”. São Paulo: Editora Moderna, 2019

Faixa-Papel.png
Aspas_edited.png

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.

Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.

Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

- Fernando Birri

Faixa-Verde.png

Desafios complexos exigem novas formas de olhar.

 

Desenhar cenários possíveis, onde a imaginação encontra desafios reais, nos faz avançar em meio a  complexidade que vivemos com  esperança e energia para tomar atitudes e gerar mudanças.​

Faixa-Branca-Menor.png

... E SE A IMAGINAÇÃO
PUDESSE ENCONTRAR O REAL?

no Poliniza Buzz partimos de histórias reais para imaginar futuros possíveis, reivindicamos a possibilidade de sonhar
sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Faixa-Papel-Verde.png
Eu-Polinizo.png
 

NOSSA MISSÃO É FAZER COM QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM ACESSO A PELO MENOS UM LIVRO SOBRE TRANSFORMAÇÃO DOS SISTEMAS ALIMENTARES BRASILEIROS, ANTES
DE COMPLETAREM 8 ANOS DE IDADE.

Faixa-Papel-Rosa.png
ilustra-nuvem.png
Faixa-Rosa.png
Faixa-Branca-Menor.png

MAS AFINAL, O QUE É O
LAB POLINIZA BUZZ?

O LAB Poliniza Buzz é um evento imersivo
onde são criados livros infantis, de forma colaborativa, para crianças de 6 a 7 anos, sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis numa maratona com
duração de uma semana.

barra-fina.png

POR QUÊ
LIVROS INFANTIS?

Crianças são agentes transformadores dos hábitos das famílias e de suas comunidades - chegando nas crianças podemos chegar em grupos e territórios com narrativas transformadoras. Além disso, crianças entre 6 e 7 anos nomeiam, agrupam, comparam itens e fatos, permitindo o pensamento crítico inicial. Esta faixa etária é também uma fase em que, geralmente, a criança desenvolve a capacidade de estabelecer relações lógicas e coordenar pensamentos de forma coerente. Assim, os aprendizados nesta idade fundamentam a formação do pensamento crítico de toda uma nova geração. 
 

Faixa-Rosa.png
barra-fina.png

POR QUÊ LIVROS SOBRE
SISTEMAS ALIMENTARES?

Em um LAB Poliniza Buzz, são criados livros que olham para a comida a partir de uma lente sistêmica, ou seja, que consideram as várias etapas integradas que envolvem a produção, distribuição e consumo dos alimentos, bem como suas mais diversas relações. Trazer a visão sistêmica sobre comida para livros infantis é uma forma de apresentar como comida está no centro dos nossos maiores desafios e ao mesmo tempo, das transformações mais urgentes e profundas que vivemos.

 

Falar de comida é falar das mais diversas relações e alertar para quem já está mudando o mundo: pessoas, projetos, caminhos reais que apontam outros futuros a partir da comida. 

barra-fina.png

POR QUÊ
UM LABORATÓRIO?

Para promovermos mudanças precisamos de ação coletiva. No Poliniza Buzz levamos isso muito a sério. Toda a metodologia é desenhada para que os livros sejam produzidos de forma colaborativa, potencializando a criatividade que surge em grupo, na inteligência e talentos coletivos. Para produzirmos livros que falem sobre a realidade e proponham cenários imaginários, precisamos também considerar múltiplas visões de mundo. Por isso, desde a coleta de histórias reais até à finalização dos livros Polinizantes, estaremos trabalhando em um Laboratório colaborativo, experimentando formas de ação conjunta, aprendendo com todos os processos.

 
imaginação-real.png
Faixa-Papel.png
barra-fina.png

Unimos em enxames criativos, 4 pessoas com talentos complementares: Ilustradores + escritores + designers + editores, oriundos de diversos territórios e realidades.

Os grupos serão acompanhados por facilitadores e inspirados por mentores especializados no universo infantil e nos temas de trabalho.

O Laboratório Criativo acontece em metodologia imersiva, dividida em 4 etapas, ao longo de 8 dias. Da inspiração até à execução final de um livro tem um processo profundo de interação e de co-criação que iremos acompanhar e guiar.


É um caminho aventuroso e cheio de emoções!

QUAL A MECÂNICA DO LABORATÓRIO?

Design sem nome.png
 
Faixa-Papel-Amarelo.png
Faixa-Lisa.png
barra-fina.png

VEM PRO BUZZ!
bora polinizar com a gente!

A primeira edição do Buzz já está brotando e você já pode fazer parte dessa colmeia! 

Quer saber como? Então se prepara para voar até ao nosso primeiro Lab!

Explicamos tudo o que vai acontecer e como você pode desde já fazer parte de tudo isso!

Faixa-Verde.png
Faixa-Branca-Menor.png

VAMOS COLHER
LIVROS LIVRES!...

Em cada edição do Poliniza serão desenvolvidos livros ilustrados, infantis. Todos os livros  serão de ampla e gratuita distribuição, acesso livre e compartilhável, sob licença de Creative Commons CC B.Y. 4.0, para que qualquer pessoa, em qualquer lugar possa acessar o conteúdo, baixar, compartilhar e ler as histórias Polinizantes!
 

Faixa-Verde.png
Faixa-Branca-Menor.png

...E UM NOVO MODO
DE POLINIZAR

A metodologia do Poliniza Buzz é sistematizada e disponibilizada para que instituições possam realizar suas próprias maratonas, contribuindo para a produção de mais livros e o alcance de nossa missão, O objetivo é que o Poliniza Buzz possa se constituir como metodologia replicável de elaboração imersiva de livros infantis em diversas organizações e junto a escolas, rumo à missão de que todas as crianças, antes dos 8 anos de idade, tenham acesso a pelo menos uma história sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.
 

Faixa-Verde.png
Fotos Colmeia - Site.jpg

Depois da realização da fase 1 do projeto POLINIZA, e considerando as reflexões trazidas junto com conversas com parceiros e com alguns gestores, percebemos como estratégico apostar em um projeto que focasse no desenvolvimento de metodologias e materiais para a infância sobre sistemas alimentares, que unissem o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a sensibilidade criativa e capacidade de síntese que a arte pode trazer, consolidando os objetivos de informar, comunicar e transformar a narrativa dos sistemas alimentares. 

 

Foi então que nosso querido amigo e companheiro de luta por sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Sul Global, Eduardo Shimahara, enviou uma mensagem provocadora. Acontecia na época a primeira edição online do BookDash, projeto sulafricano, e ele lançou o desafio - como seria se uma maratona de livros pudesse trazer o debate dos sistemas alimentares para o centro da mesa? Deixou essa semente plantada, que foi maturando e se estruturando e que agora se materializa. Uma maratona polinizante nos aparece então como estrutura metodológica capaz de responder aos objetivos traçados, e assim nasce o Lab Poliniza Buzz. 

Eduardo não está mais entre nós, na matéria, mas a sua vida deixou legado em imaginários plantados por todo o mundo. 

A ele deixamos nosso agradecimento e nossa saudade.

Faixa-Branca-Menor.png

ONDE NASCEU ESSA IDEIA?

 
Faixa-Vermelha-Lisa.png
pequenos-seres.png

Agradecemos a sua inscrição!

Faixa-Tinta-Azul.png

Quer acompanhar o Buzz
e saber das novidades?

INSCREVA-SE NA NEWSLETTER
do Comida do Amanhã e fique a par de tudo!

Faixa-Rosa-Branco.png

REALIZAÇÃO

APOIO

logotipo-comida-do-amanha-2017-3 (2)_edi
logo_versão_menor.jpg
ICS