PNAE Agroecológico realiza segunda reunião do Grupo de Articulação
- comida do amanhã
- há 1 minuto
- 1 min de leitura

Encontro reuniu representantes de 17 municípios e debateu protocolos de transição agroecológica a partir da experiência de São Paulo/SP
O PNAE Agroecológico realizou, no dia 5 de agosto, a segunda reunião do seu Grupo de Articulação, espaço permanente de troca de experiências entre municípios selecionados e não selecionados na primeira etapa do programa. O encontro reuniu representantes de 17 cidades, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.
Criado após o processo seletivo do programa, o Grupo de Articulação tem como objetivo promover diálogo contínuo sobre os desafios e as potencialidades da transição agroecológica na alimentação escolar da rede pública. A expectativa é que os encontros aconteçam virtualmente a cada trimestre.
Nesta segunda reunião, os participantes puderam conhecer a experiência do município de São Paulo, que apresentou o protocolo de transição agroecológica em implementação na cidade. “ Foi uma oportunidade de troca importante, que abriu espaço para discutirmos a criação de protocolos municipais e os principais desafios e potencialidades para a compra, via PNAE, de alimentos produzidos por agricultores em processo de transição agroecológica”, destacou Gabriela Vieira, analista de Políticas Públicas do Instituto Comida do Amanhã.
O próximo encontro do Grupo de Articulação está previsto para novembro de 2025.
PNAE Agroecológico
O PNAE Agroecológico tem como objetivo promover a transição para a produção agroecológica da agricultura familiar no Brasil por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), buscando compreender e fortalecer possibilidades de incentivos e arranjos institucionais, de forma a ampliar a oferta de alimentos saudáveis na alimentação escolar, e criar um modelo que possa influenciar políticas públicas e regulamentações em nível nacional.
Commentaires