Maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo abre inscrições para sua 5ª edição
- comida do amanhã
- há 4 dias
- 3 min de leitura

LUPPA, maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo, abre inscrições para até 10 novas cidades, priorizando diversidade territorial e municípios da Amazônia Legal.
O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) — programa pioneiro que apoia cidades brasileiras na construção de sistemas alimentares mais justos, saudáveis e sustentáveis — está com inscrições abertas, realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, o programa combina capacitação técnica, mentorias entre cidades, intercâmbio de boas práticas e produção de conteúdos aplicados às diversas realidades municipais do Brasil.
Desde sua criação em 2021, o LUPPA consolidou-se como a maior comunidade de cidades no mundo dedicada ao tema, reunindo atualmente 54 municípios de 18 estados, além de 5 cidades mentoras, que juntas representam milhões de habitantes.
O trabalho realizado pelo LUPPA tem sido amplamente reconhecido internacionalmente, tanto pela sua metodologia inovadora quanto pela capacidade de construir uma rede de suporte entre cidades brasileiras. O programa é citado como exemplo de laboratório de política pública alimentar urbana com impacto na transformação dos sistemas alimentares em relatórios de referência, como o “State of Food Insecurity in the World 2023” (FAO, UNICEF, FIDA, WFP) e o “From Plate to Planet” (IPES FOOD, 2023). Em 2024, destacou-se como rede nacional de cidades pelo Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional do Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU e mais recentemente. Em 2025, foi reconhecido como experiência de referência em políticas alimentares urbanas com abordagem integrada no relatório da FAO “Transforming Food and Agriculture through a Systems Approach” documento que exemplifica a relevância de adotar perspectivas sistêmicas para enfrentar os desafios alimentares contemporâneos.
”Quando o LUPPA foi lançado, nossos objetivos eram, primeiro, conseguir cinco cidades interessadas - conseguimos 23. Segundo, queríamos chegar a três edições - estamos encerrando a 4ª. Terceiro, influenciar na agenda nacional de alimentação para as cidades - conseguimos não só garantir que a pauta se consolidasse no Brasil, mas hoje atuamos na construção de uma agenda global de sistemas alimentares e cidades. Começar a 5ª edição do LUPPA não é sobre crescer, é sobre aumentar a qualidade do que fazemos e ampliar nossa capacidade de impacto”, avalia Juliana Tângari, diretora do Comida do Amanhã.
A seleção valoriza a diversidade territorial, buscando contemplar cidades de todos os biomas brasileiros, por isso, para esta edição do LUPPA, serão selecionadas até 10 cidades, sendo 40% das vagas destinadas a municípios da Amazônia Legal.
Além disso, em 2024, o programa realizou pela primeira vez o LUPPA LAB na Amazônia, na cidade de Barcarena (PA), reunindo mais de 120 gestores municipais e destacando a construção de uma agenda climática conjunta para a COP30, que será sediada em Belém. Essa experiência reforçou o papel do LUPPA como espaço de inovação e articulação entre diferentes setores, fortalecendo a agenda da segurança alimentar e nutricional em escala local e global.
“Esses momentos de troca que ocorrem durante todas as atividades do LUPPA e também do LUPPA LAB são motivadoras e inspiradoras, pois nos incentiva a colocar em prática políticas e ações que venham a corroborar com a segurança alimentar e nutricional e com a promoção da agricultura urbana, da agroecologia”, enfatiza Elinia Marsango, representante da cidade Itajaí (SC).
Para Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, esta nova edição “reforça o compromisso de apoiar municípios, especialmente na Amazônia Legal, para que transformem seus sistemas alimentares de forma justa e integrada às agendas globais, como a COP30”. E completa: "O LUPPA tem sido um catalisador para que cidades brasileiras avancem em políticas alimentares inovadoras, conectando segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e ação climática”.
As inscrições vão até o dia 20 de outubro. Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o edital completo no link: bit.ly/EditalLUPPA5.
Sobre o LUPPA
O LUPPA é uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.
Comentários