top of page

Maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo abre inscrições para sua 5ª edição

ree

LUPPA, maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo, abre inscrições para até 10 novas cidades, priorizando diversidade territorial e municípios da Amazônia Legal.


O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) — programa pioneiro que apoia cidades brasileiras na construção de sistemas alimentares mais justos, saudáveis e sustentáveis — está com inscrições abertas, realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, o programa combina capacitação técnica, mentorias entre cidades, intercâmbio de boas práticas e produção de conteúdos aplicados às diversas realidades municipais do Brasil.


Desde sua criação em 2021, o LUPPA consolidou-se como a maior comunidade de cidades no mundo dedicada ao tema, reunindo atualmente 54 municípios de 18 estados, além de 5 cidades mentoras, que juntas representam milhões de habitantes. 


O trabalho realizado pelo LUPPA tem sido amplamente reconhecido internacionalmente, tanto pela sua metodologia inovadora quanto pela capacidade de construir uma rede de suporte entre cidades brasileiras. O programa é citado como exemplo de laboratório de política pública alimentar urbana com impacto na transformação dos sistemas alimentares em relatórios de referência, como o “State of Food Insecurity in the World 2023” (FAO, UNICEF, FIDA, WFP) e o “From Plate to Planet” (IPES FOOD, 2023). Em 2024, destacou-se como rede nacional de cidades pelo Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional do Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU e mais recentemente. Em 2025, foi reconhecido como experiência de referência em políticas alimentares urbanas com abordagem integrada no relatório da FAO “Transforming Food and Agriculture through a Systems Approach” documento que exemplifica a relevância de adotar perspectivas sistêmicas para enfrentar os desafios alimentares contemporâneos.


”Quando o LUPPA foi lançado, nossos objetivos eram, primeiro, conseguir cinco cidades interessadas - conseguimos 23. Segundo, queríamos chegar a três edições - estamos encerrando a 4ª. Terceiro, influenciar na agenda nacional de alimentação para as cidades - conseguimos não só garantir que a pauta se consolidasse no Brasil, mas hoje atuamos na construção de uma agenda global de sistemas alimentares e cidades. Começar a 5ª edição do LUPPA não é sobre crescer, é sobre aumentar a qualidade do que fazemos e ampliar nossa capacidade de impacto”, avalia Juliana Tângari, diretora do Comida do Amanhã.


A seleção valoriza a diversidade territorial, buscando contemplar cidades de todos os biomas brasileiros, por isso, para esta edição do LUPPA, serão selecionadas até 10 cidades, sendo 40% das vagas destinadas a municípios da Amazônia Legal. 


Além disso, em 2024, o programa realizou pela primeira vez o LUPPA LAB na Amazônia, na cidade de Barcarena (PA), reunindo mais de 120 gestores municipais e destacando a construção de uma agenda climática conjunta para a COP30, que será sediada em Belém. Essa experiência reforçou o papel do LUPPA como espaço de inovação e articulação entre diferentes setores, fortalecendo a agenda da segurança alimentar e nutricional em escala local e global.


“Esses momentos de troca que ocorrem durante todas as atividades do LUPPA e também do LUPPA LAB são motivadoras e inspiradoras, pois nos incentiva a colocar em prática políticas e ações que venham a corroborar com a segurança alimentar e nutricional e com a promoção da agricultura urbana, da agroecologia”, enfatiza Elinia Marsango, representante da cidade Itajaí (SC). 


Para Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, esta nova edição “reforça o compromisso de apoiar municípios, especialmente na Amazônia Legal, para que transformem seus sistemas alimentares de forma justa e integrada às agendas globais, como a COP30”. E completa: "O LUPPA tem sido um catalisador para que cidades brasileiras avancem em políticas alimentares inovadoras, conectando segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e ação climática”.


As inscrições vão até o dia 20 de outubro. Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o edital completo no link: bit.ly/EditalLUPPA5.



Sobre o LUPPA


O LUPPA é uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.


Comentários


bottom of page