top of page

Como foi o 2º laboratório de políticas públicas alimentares

Atualizado: 14 de mar. de 2023




foto: Juliana Rossini


Entre os dias 01 e 03 de fevereiro de 2023 foi realizada de forma presencial a segunda edição do LUPPA LAB, sediada pela cidade de São Paulo. O LAB é uma das atividades do LUPPA, o Laboratório de Políticas Públicas e Alimentares, onde representantes de diversos municípios do Brasil se unem para trabalhar na construção de uma agenda integrada de SAN - Segurança Alimentar e Nutricional - e clima em suas cidades.


Ao longo dos dias do LAB, foram mais de 140 pessoas envolvidas em fazer este evento acontecer. As 26 cidades presentes, membros da comunidade LUPPA, trouxeram mais de setenta participantes, incluindo tanto representantes das prefeituras quanto da sociedade civil, por meio dos conselhos de controle social. As cidades que marcaram presença foram Abaetetuba, Alto Paraíso de Goiás, Alvarães, Anchieta, Araraquara, Barcarena, Belém, Bragança, Contagem, Jundiaí, Maracanaú, Maricá, Niterói, Nova Lima, Palmas, Pindamonhangaba, Porto Alegre, Rio Branco, Santarém, Sobral e Vitória do Mearim, além das cidades mentoras, Curitiba, Osasco, Recife, Salvador e São Paulo - a qual também sediou o evento. Estiveram também presentes 30 convidados, entre especialistas no tema das políticas alimentares, governantes, parceiros e apoiadores do LUPPA, tais como representantes da Prefeitura de São Paulo - cidade sede do evento - do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e do Ministério das Relações Internacionais. A equipe LUPPA, responsável pela realização do evento, reuniu aproximadamente 40 pessoas.


Ao longo do evento também foi possível receber diversas “pílulas de inspiração”, por meio de vídeos curtos gravados especialmente para esta segunda edição do LUPPA LAB. Os convidados para lançarem essas pílulas de inspiração são representantes de Universidades brasileiras, do Painel de Especialistas para Segurança Alimentar e Nutricional High Level Panel of Experts on Food Security and Nutrition (HLPE - Committee on World Food Security), de uma associação indígena e do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

Vale lembrar que o LUPPA LAB é parte de um programa de um ano de duração, que entrega um repertório estendido de ferramentas para que as cidades sejam cada vez mais capazes de desenvolver suas estratégias alimentares. Este momento imersivo do LAB foi metodologicamente planejado e contou com uma jornada sobre pensamento sistêmico, colaboração estendida, intersetorialidade, e o desenvolvimento de planos de ação que apontam rotas para a construção de estratégias de SAN, tendo como apoio a experiência da Reos Partners.

Nesta segunda edição do LUPPA LAB, foram um total de 25 horas de imersão em palestras, atividades práticas, trabalhos em grupo e visitas técnicas. Estas últimas ganharam destaque e foram organizadas no formato de três diferentes e simultâneos roteiros pela cidade, oferecidos pela Prefeitura de São Paulo, com o intuito de conhecer práticas e equipamentos públicos de referência. O primeiro roteiro, com tema central o combate ao desperdício, teve como pontos visitados o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) na Vila Maria Zona Norte do município e uma feira municipal participante do Programa Combate ao Desperdício. Já o segundo roteiro teve como mote central Gênero, Agricultura Urbana e Educação nutricional, com visita à estrutura do Viveiro Escola Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) na Zona Leste do município e Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) localizado na mesma região. Finalmente, as experiências visitadas no terceiro roteiro foram duas hortas urbanas sobre linhões de energia - Horta da Sebastiana e Horta Avaí - e o Pátio de Compostagem de São Mateus, iniciativas localizadas também na Zona Leste de São Paulo.


A realização do LUPPA e o envolvimento das cidades amplia o potencial de inclusão da pauta dos sistemas alimentares na agenda política dos municípios. O LAB presencial tem potencial de impactar a realidade de mais cinco milhões de pessoas espalhadas por municípios de diferentes tamanhos e realidades de todas as 5 regiões do País .





bottom of page