Barcarena (PA) recebe maior laboratório de políticas públicas alimentares do país e reúne mais de 100 gestores municipais para impulsionar agenda alimentar urbana
- comida do amanhã
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Encontro é realizado pela primeira vez na Amazônia e incentiva o diálogo entre gestores municipais e membros da sociedade civil, compartilhando experiências e abordagens inovadoras sobre segurança alimentar e nutricional
Entre os dias 19 e 23 de maio, a cidade de Barcarena, no Pará, sedia a quarta edição do LUPPA LAB, o encontro presencial do programa LUPPA, considerado o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo. Realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, o LUPPA é um programa de capacitação e uma comunidade de cidades que realiza todo ano um encontro presencial, o LUPPA LAB, nesta quarta edição co-realizado com a Prefeitura de Barcarena, e com apoio da Gás Pará e da Hydro. A iniciativa reúne representantes de mais de 40 municípios brasileiros para uma imersão na construção de sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis, saudáveis e justos. Com cerca de 120 gestores municipais confirmados, a abertura será realizada no Complexo Comercial de Barcarena, e os demais encontros ocorrerão na Escola Checralla Sallim Khayat.
Diferente de um congresso tradicional, o LUPPA LAB é um evento presencial realizado no formato de laboratório, proporcionando uma jornada prática e colaborativa. A programação inclui oficinas, mentorias, dinâmicas colaborativas e trocas de experiências e visitas de campo a iniciativas locais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do município de Barcarena. Todas as atividades focam no fortalecimento da atuação municipal em políticas alimentares integradas e coerentes e no desenvolvimento de planos robustos e intersetoriais. Nesta edição, o laboratório também destaca a agenda climática, com a construção de um posicionamento conjunto das cidades participantes para a COP30, que será realizada na vizinha Belém, capital do Pará.
O LUPPA LAB segue uma metodologia diferente de todos os outros eventos e encontros que agentes públicos e representantes de conselhos de política pública estão acostumados a participar. A cada ano nossa rede se fortalece, as pessoas se apropriam de temas e oportunidades de ação que antes não vislumbravam, e vamos aos poucos costurando e reforçando uma enorme comunidade de suporte para diferentes áreas da gestão pública municipal ligadas à agenda da alimentação”, afirma Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã e coordenadora geral do LUPPA.
Desde sua criação em 2021, o LUPPA já realizou três edições de LABs — a primeira virtual, seguida por encontros presenciais em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) — e atualmente conecta 54 cidades de 18 estados, das cinco regiões do país, além das 5 cidades mentoras, parceiras do programa.
Primeira vez na Amazônia
Esta edição marca um avanço do LUPPA no território, ao priorizar cidades com políticas alimentares consolidadas que possam inspirar outras localidades. Realizado pela primeira vez na Amazônia, o encontro tem como foco Barcarena, uma cidade LUPPA desde 2023, reconhecida por suas práticas inovadoras na área. A escolha de Barcarena reflete seu destaque em iniciativas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que conecta a agricultura familiar à oferta de alimentos em hospitais e para famílias em situação de vulnerabilidade, e o Sistema Municipal de Monitoramento da Agricultura Familiar (SISMMAF), que assegura assistência técnica e apoio contínuo à produção local.
Para o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, receber o LUPPA LAB na cidade é um reconhecimento do trabalho coletivo desenvolvido para garantir o direito à alimentação digna e saudável. “Aqui, tratamos a segurança alimentar como prioridade estratégica, que conecta agricultura familiar, desenvolvimento econômico, meio ambiente e justiça social. Tenho certeza de que o intercâmbio de experiências e a construção colaborativa que o LUPPA promove, irão fortalecer ainda mais as nossas políticas públicas e inspirar novas soluções para todo o Brasil”, comenta.
Sobre o LUPPA
O LUPPA é uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil, conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.
Comments