• comida do amanhã

Jornada de lançamento do Marco da FAO para a Agenda Alimentar Urbana

Atualizado: 28 de jan. de 2021

No dia 17/09/2020, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) realizou, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, o evento de lançamento do Marco da FAO para a Agenda Alimentar Urbana. O evento ocorreu em formato on-line, reunindo diversos atores dos sistemas alimentares e apresentando propostas, casos de sucesso, debatendo problemáticas e soluções.

Em 2019, a FAO lançou o Marco para a Agenda Urbana de Alimentos da FAO”, com o objetivo de apoiar tomadores de decisão a implementar a agenda de alimentação urbana em suas cidades. O documento corroborou com diretrizes e valores que já vinham sendo defendidos e aplicados no Brasil, além de trazer orientações específicas dos passos que precisam ser tomados por governos locais e sociedade civil, para alcançar um ambiente de alimentação saudável e adequada para todos os cidadãos, resilientes aos reflexos das conjunturas econômicas e climáticas, e simultaneamente reduzir os impactos negativos que a cadeia alimentar pode provocar no meio ambiente e na sociedade.

Sabemos que temos muitos desafios para alcançar a agenda alimentar urbana nos municípios e o olhar atento para a necessidade de implementação de políticas alimentares cada vez mais estruturantes e impactantes ao nível local, e que o caminho só é possível se a agenda alimentar for compartilhada e perseguida pelos diversos setores e atores chave - cada instituição e perfil pode trazer a agenda alimentar urbana sob diferentes perspectivas mas compartilhando dos mesmos objetivos. A sociedade civil organizada, organismos internacionais com capacidade técnica, municípios, e demais atores sociais, têm papéis complementares que, quando dialogados, podem se fort