top of page
Foto do escritorcomida do amanhã

Instituto Comida do Amanhã é pré-finalista do prêmio Food Planet Prize 2025



O Instituto Comida do Amanhã é pré-finalista do prêmio Food Planet Prize 2025, o maior prêmio do mundo com bonificação financeira para organizações com o compromisso de transformar os sistemas alimentares. Anualmente, o Food Planet Prize homenageia soluções inovadoras que demonstram aptidão para acelerar a transição para sistemas alimentares sustentáveis em um período de 10 anos. Em 2022, o Comida do Amanhã foi indicado na mesma lista para o prêmio de 2023. 


Essa etapa reúne uma lista de 39 iniciativas de 23 países, após rodadas de triagem, pesquisa e avaliação de quase mil indicações para a premiação. São organizações que ilustram a importância dos conhecimentos técnicos quando combinados a análises sociais e sustentáveis.


O lançamento dessa lista precede uma série de etapas: agora, as iniciativas selecionadas serão profundamente analisadas e selecionadas para uma lista menor, com as iniciativas finalistas -  aquelas de maior impacto e chances de escalar suas atividades para o nível global -  será apresentada em março de 2025, e o júri da premiação irá selecionar a iniciativa vencedora em junho do mesmo ano.


Para a diretora do Comida do Amanhã, Juliana Tângari, premiações e reconhecimentos internacionais, independente do prêmio final, são muito importantes para destacar o trabalho que estamos fazendo no Brasil e mostrar que nossa agenda - melhores sistemas alimentares urbanos - é definitivamente uma agenda mundialmente relevante. “Além disso, é sempre muito bem-vindo o reconhecimento do nosso esforço e dedicação, porque tudo o que fazemos é fruto tanto de muito trabalho de uma equipe incansável quanto de parcerias generosas que mostram que colaborar é nossa maior força”, destacou.  

O prêmio é a principal ferramenta da Fundação Curt Bergfors para incentivar agentes de mudança e promover iniciativas revolucionárias no campo dos sistemas alimentares. O termo “Food Planet” foi escolhido para relacionar os sistemas alimentares globais com as esferas do sistema da Terra: a geoesfera (terra), a hidrosfera (água), a atmosfera (ar) e a biosfera (todos os seres vivos, incluindo nós humanos). Segundo a Fundação, além da premiação para a iniciativa de maior destaque, o objetivo é dar atenção e ajudar no crescimento de todas as organizações pré-finalistas.


O Comida do Amanhã é uma das cinco organizações selecionadas na América Latina e uma das duas iniciativas brasileiras presentes na lista, ao lado da Gastromotiva, outra organização que faz um excelente e impactante trabalho no Brasil. Veja aqui todas as iniciativas nomeadas.


17 visualizações

Comments


bottom of page