top of page

Evento “Estratégias para o fortalecimento de alimentação saudável nas cidades”, focado na segurança alimentar urbana, acontece no dia 6 e 7 de junho, no Rio de Janeiro



Atento a um cenário nacional e internacional onde a alimentação nas cidades tem sido uma das principais pautas do últimos anos, nos dias 6 e 7 de junho, acontecerá no Rio de Janeiro o evento “Estratégias para o fortalecimento de alimentação saudável nas cidades”, organizado pelo Instituto Comida do Amanhã, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério das Cidades e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A conferência também será transmitida no youtube em: http://bit.ly/alimentaçãosaudavelnascidades.

 

O Rio de Janeiro, cidade sede do G20 2024 e co-líder do grupo de engajamento U20 (Urban 20), tem como missão incorporar o debate das cidades na agenda internacional. É nesse contexto que este evento se insere no conjunto de eventos oficiais paralelos do U20.


O evento será marcado pelo lançamento e apresentação de resultados de diversas iniciativas com foco na segurança alimentar e nutricional, e reunirá autoridades, funcionários públicos e sociedade civil para apresentar e debater diversas estratégias, políticas e arranjos institucionais de segurança alimentar urbana. 


Serão debatidos os sistemas alimentares urbanos a partir de diversas agendas e escalas, trazendo uma reflexão acerca de sistemas alimentares urbanos inclusivos, que consideram a diversidade de agentes e de contextos urbanos em processos de governança participativos e políticas pensadas e partir e para a realidade dos territórios, será apresentado um estudo realizado pela FAO e o Instituto Comida do Amanhã sobre governança inclusiva dos sistemas alimentares urbanos cariocas, a partir do recorte das comunidades quilombolas, os desafios enfrentados por estas e oportunidades para fortalecer a sua participação nas políticas e na governança alimentar local. Esse estudo foi conduzido a partir da demanda apontada pela câmara intersetorial de segurança alimentar e nutricional do município (CAISAN), que participou ativamente do processo, com coordenação da CEPIR-Rio. Toda a pesquisa foi feita a partir de um aprofundamento junto às comunidades quilombolas, e resultou em uma série de recomendações para inclusão no primeiro plano de segurança alimentar e nutricional da cidade do Rio de Janeiro, lançado no dia 03 de Junho, na mesma semana da realização do evento. 


O encontro reunirá autoridades e equipes de trabalho dos governos nacionais e subnacionais do Brasil, com representantes das cidades de Belo Horizonte, Santarém, João Pessoa, Recife e Curitiba, e de outros países, como Peru e Colômbia, equipes da agenda de cooperação internacional, academia e sociedade civil. Corinna Hawkes, Diretora da Divisão de Sistemas Agroalimentares e Alimentação Segura da FAO Roma estará presente no encontro, acompanhada de uma comitiva representando o escritório da FAO América Latina.


Para a diretora do Comida do Amanhã, Francine Xavier, o evento é. “Uma excelente oportunidade para troca de experiências Sul-Sul sobre políticas públicas, redes e programas de fomento, capazes de trazer para mesa novas diretrizes e incentivos que fortaleçam as iniciativas locais no combate à desigualdade, à monotonia alimentar e às causas da sindemia global”, pontou.


No primeiro dia do evento, o foco será numa troca de experiências e estratégias, além da apresentação de políticas públicas, no segundo dia será realizada uma visita de campo para participantes dos municípios presentes e representantes de governo e organismos internacionais, conduzida por equipes da Prefeitura do Rio de Janeiro ligadas à promoção de sistemas alimentares mais saudáveis ​​e sustentáveis. Serão visitados equipamentos municipais de segurança alimentar e nutricional  e terminará com um almoço tradicional com troca de saberes  em uma comunidade quilombola da cidade.


34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page