
O Instituto Comida do Amanhã agora faz parte da rede global de parceiros do School Meals Coalition, unindo-se a mais de 140 organizações comprometidas com a promoção da alimentação escolar e de intervenções em saúde e nutrição nas escolas. A Coalizão, criada em setembro de 2021,durante a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas ,tem como missão apoiar governos no desenvolvimento e na ampliação de programas de alimentação escolar, garantindo que todas as crianças tenham acesso a refeições saudáveis até 2030.
A iniciativa é coliderada pelo o Brasil, Finlândia e França, e conta com mais de 140 parceiros, a rede reúne 108 Estados-Membros e 6 organismos regionais para uma mobilização abrangente por diversos setores, incluindo educação, nutrição, saúde, agricultura e proteção social, promovendo soluções colaborativas para fortalecer políticas públicas e superar desafios estruturais. O objetivo é romper barreiras e otimizar os recursos na implementação dos programas de alimentação nas escolas, com foco em boas práticas, informações e suporte técnico. O Secretariado é realizado pelo Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas, que supervisiona a organização da Coalizão.
Ao ingressar na Coalizão, o Comida do Amanhã assinou a Declaração de Apoio, manifestando seu compromisso com os objetivos da iniciativa e sua disposição em contribuir para os esforços governamentais. O Instituto também poderá atuar no Grupo de Parceiros, um espaço de troca de experiências e boas práticas, além de participar de ações de advocacy e comunicação para ampliar a visibilidade da causa.
A entrada do Comida do Amanhã na School Meals Coalition - assim como sua adesão à Global Alliance against Hunger and Poverty - tem o intuito de aportar conhecimentos técnicos sobre os desafios e potencialidades da implementação de políticas públicas alimentares. Na School Meals Coalition, o objetivo é aportar conhecimento especialmente sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar Brasileiro (PNAE), suas regulamentações promotoras tanto de nutrição quanto de desenvolvimento local, e seus modelos de financiamento e execução intersetorial, sob uma arquitetura de governança participativa e multi-nível extremamente complexa e ao mesmo tempo bem-sucedida.
Portanto, por ser uma organização especialista em implementação de política pública alimentar no Brasil, especialmente no planejamento de política alimentar e governança multinível, o Comida do Amanhã busca contribuir com esse olhar sistêmico e ao mesmo tempo pragmático para advogar por melhores programas de alimentação escolar no mundo.
Juliana Tângari, diretora do Comida do Amanhã, explica que há alguns anos o Comida do Amanhã se dedica a estudar o PNAE, levantar casos exitosos, identificar inovações nos modelos de implementação e promoção de alimentação produzida localmente, refletir sobre os desafios de implementação do programa e sobre as oportunidades geradas, especialmente para o desenvolvimento local sustentável e o alargamento das capacidades estatais nos municípios. “Os programas de alimentação escolar acabam por ser uma porta de entrada importantíssima para um cenário de transformação e aprimoramento no nível local e desde 2023 viemos colaborando, com nossa expertise e informações sobre o Brasil, para as principais organizações interlocutoras da School Meals Coalition, e nada mais lógico do que aderir formalmente à essa coalizão internacional e nos colocar ao dispor do desenvolvimento sustentável global. Para nós, é uma honra e alegria fazer parte desse espaço de trabalho coletivo e ao mesmo tempo de advocacy, o que está totalmente alinhado tanto com a nossa produção de conteúdo em nossa área de inteligência quanto com nossos programas voltados para qualificação de políticas públicas alimentares”, destacou.
Atualmente, o Comida do Amanhã é a única instituição da América Latina a fazer parte da rede de parceiros, na categoria academia, institutos de pesquisa e think tanks. Confira a lista completa no link.
Comments