• comida do amanhã

Comida do Amanhã reforça importância de sistemas alimentares sustentáveis em cidades brasileiras

Instituto apresenta Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) em painel sobre alimentação sustentável no Fórum de Secretários/as de Meio Ambiente das capitais brasileiras do ICLEI Brasil



Promover sistemas alimentares mais sustentáveis deve ser prioridade absoluta da pauta de desenvolvimento das cidades brasileiras. Essa foi a principal mensagem do Instituto Comida do Amanhã em apresentação do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) durante Encontro Nacional do ICLEI e em painel sobre alimentação sustentável no Fórum de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), eventos realizados entre 15 e 18 de março, no Recife, durante a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL).


Plataforma colaborativa desenvolvida pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, o LUPPA tem o objetivo de facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. O projeto é apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade e pelo Instituto Ibirapitanga, com parceria metodológica da Reos Partners.


Em sua apresentação no evento em Pernambuco, a diretora do Instituto, Juliana Tângari, enalteceu a necessidade de gestores e gestoras, técnicas e técnicos, que estão à frente das ações dos governos, terem disponível o ferramental adequado para saber por onde começar, reconhecer suas conquistas e se inspirar nas experiências dos outros. “Queremos ter cada vez mais cidades aderindo ao compromisso de transformar seus sistemas alimentares, e queremos encher o mapa do Brasil com referências de cidades que estão fazendo a diferença. Promover sistemas alimentares mais sustentáveis deve estar na pauta prioritária das cidades brasileiras", enfatizou.


O primeiro dos eventos, uma reunião ampliada do Comitê Executivo Regional do ICLEI para a América Latina, contou com a presença do Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, do Presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Geraldo Júlio, e ainda, além de outras autoridades, do Prefeito do Recife, João Henrique Campos, da Vice-Prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Escritório Brasil da Agência da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), da missão da União Europeia no Brasil, da Embaixada da Alemanha, entre outros. O CB27 contou com Secretários de governo das cidades de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, São Paulo, Macapá, além do Consórcio Nordeste.


A participação do Comida do Amanhã nestes eventos fortalece a relação de parceria estratégica com o ICLEI América do Sul e posiciona o LUPPA como ferramenta inovadora para cidades brasileiras.


Acesse luppa.comidadoamanha.org para saber mais sobre o LUPPA.

62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo