Firjan
Como a comida pode ser uma experiência social revolucionária | Casa Firjan
Sobre o evento:
O que comemos muda o mundo. Além de impactar diretamente o planeta, a comida tem um papel crucial na cultura de cada pessoa e pode ser uma experiência social revolucionária. A partir disso, como podemos olhar para nossa relação com o planeta através da comida? Como construir diálogos usando a comida como ferramenta de empoderamento? Qual é o papel do Chef e da gastronomia para defender a biodiversidade e a comida de verdade?
Colaboração: Comida do Amanhã
Sobre os palestrantes:
Eduardo Shimahara | Mestre em Desenvolvimento Sustentável (Sistemas de Comida) pela Stellenbosch University (África do Sul)
Pai, namorado, ex-engenheiro, professor, facilitador, educador, nano agricultor urbano, Brasileiro de São Paulo. Formado engenheiro mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com pós graduação em Jogos Cooperativos pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), pós graduação e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável (Food Systems) pela Stellenbosch University (África do Sul). Hoje, vivendo em Cape Town na Africa do Sul, dedica grande parte do seu tempo aos workshops sobre "Food Revolution" que conduz na Suécia (YiP.se), na Espanha (Mondragon Team Academy - (mondragonteamacademy.com/), na África do Sul (Sustainability Institute - sustainabilityinstitute.net) e na Índia junto com Dr.Tarak Kate na Dharamitra Experimental Farm.
Gabriela Kapim | Apresentadora e Nutricionista
Trabalha com crianças desde 1999 dando aulas de Capoeira, em 2003 se formou em Nutrição, e em 2013 estreou como apresentadora de TV no canal GNT o programa: Socorro! Meu Filho Come Mal, 2017 fez o Cozinha Colorida da Kapim e em 2018 Socorro! Meus Pais Comem Mal.
“Ao longo desses anos trabalhando com nutrição e crianças, percebi que é preciso ampliar o olhar e encontrar uma forma de falar de alimentação saudável e educação em todos os lugares, através todos os assuntos, de diversas formas, e não somente no momento das refeições. Eu entendo que trabalhar com coerência e responsabilidade é a chave para transmitir valores positivos de forma sutil e divertida. Acredito que com esse olhar amplo e muito envolvimento é possível transformar a alimentação brasileira de forma consciente e consistente.”
Monica Guerra | Mestre em Planejamento e Gestão Urbana com especialidade em Sistemas Alimentares Urbanos
Arquiteta, mestre em Planejamento e Gestão Urbana, com especializações em Aquecimento Global, Cidades e Mobilidade Sustentáveis e Sistemas Alimentares Urbanos, fundou o Instituto Comida do Amanhã em 2016. Entende que Comida é a maior ferramenta de um olhar sistêmico e transformador para a regeneração da relação com o planeta, a reconexão dos seres, de forma impactante e sensível. Foi coordenadora do portfolio de mobilidade sustentável no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), gerente de Cidades Sustentáveis na Conservação Internacional Brasil. Gerenciou a rede SDSN no Brasil para a implementação dos ODS no país. Palestrante camaleônica, já falou de comida e conexão em lugares como a Assembleia Legislativa do Estado, até à varanda de uma escola infantil, ou no palco do TEDx, tecendo encontros e novas formas de ver o mundo.
Pietrangelo Leta | Diretor da Rede de Supermercados Zona Sul
Formado em Administração pela Cândido Mendes e pós graduado em Marketing pela PUC. Há mais de 20 anos no varejo carioca colaborando com o time do ZONA SUL na criação de inovação e formação de pessoas. Mas acima de tudo um carioca de coração!
* Programação sujeita a alteração.